TAMANHO DA EMPUNHADURA

Empunhadura (grip - em inglês) é a grossura ou o tamanho do cabo da raquete, sem dúvida é um fator primordial quando uma pessoa vai comprar uma raquete, pois fazendo a escolha certo irá evitar lesões como a Tennis Elbow e com certeza mais sucesso nos golpes. 

Por exemplo: se alguém tiver uma mão grande e jogar com um cabo muito fino irá perder em firmeza na batida, terá que fazer mais força para a raquete não girar na mão no contato com a bola. Por outro lado se escolher um cabo muito grosso não terá uma firmeza legal para sentir o contato da bola com a raquete.

Aqui abaixo temos um quadro onde expõe todos os tamanhos de empunhadura. As nomenclaturas usadas são a americana (USA) e a européia (mais usada):

(O tamanho L3 ou 4 3/8 é o mais usado no mundo)

Existe 2 maneiras para fazer a escolha correta da sua empunhadura

- Na loja que for comprar a raquete, segure-a com a mão que você utiliza para jogar. Tente colocar o dedo indicador da outra mão entre a ponta dos dedos e a palma da mão que está segurando a raquete, este deverá está justo. Se estiver muito apertado o cabo está muito pequeno por outro lado se estiver com folga o cabo está grande. 

Entendeu? Um pouco complicado, não é? Mais com a imagem abaixo você com certeza irá compreender tudo o que foi escrito.

- A falta de lojas que venda artigos para tênis no Brasil é muito grande, ou até mesmo quando vende o preço é altíssimo. Por isso a compra de raquetes pela internet aumentou muito, então como você irá seguir o primeiro passo se não tem a raquete para segurar? Muito simples, imprima a imagem abaixo e encaixe sua mão no desenho, sendo assim terá a sua medida.
(Clique na imagem para ver no tamanho original)
Dicas:
  • Caso a dúvida pelo tamanho ainda persita compre a raquete com uma empunhadura menor, pois você poderá "engrossar" o cabo com Overgrip;
  • Lembre-se que a grande maioria das raquetes vem apenas com o Cushion Grip e com certeza você irá usar o Overgrip por cima dele, com isso o cabo aumenta 1/8 ou 1/16;
  • Peça ajuda a umprofissional.
Compartilhar

Um comentário:

Comente à vontade e deixe também sua dica, ela será muito útil!