COMO MEDIR A TENSÃO DO ENCORDOAMENTO DA SUA RAQUETE

Normalmente a maioria dos tenistas só troca a corda da raquete quando a mesma estoura e esquecem de um item de grande importância que é a tensão.

Ao encordoar a raquete temos a garantia de que a tensão das cordas colocada estar perfeita, mas com o passar das batidas e dos bate-bola esta tensão acaba se perdendo aos poucos e muitas vezes comprometem o desempenho do tenista. Para evitar isso existem produtos no mercado que verificam a tensão do encordoamento.

Um dos mais conhecidos é o StringMeter da marca tradicional Tourna, que funciona através da torção de uma mola e pode ser calibrada para cordas de diversas espessuras. Neste aparelho a tensão pode ser medida em quilos (kg) ou em libras (lb).



Mas a grande novidade é o aplicativo lançado pela AppMaker para os produtos da Apple, o chamado RacquetTune (US$0,99), que verifica a tensão do encordoamento através de uma ligeira batida nas cordas. Essa batida gera um som por meio da vibração das cordas que é captada pelo microfone do aparelho, a informação é processada e o aplicativo indica a tensão.

(Neste vídeo a tensão foi medida em kg)
Para usar é bem simples, basta colocar nas configurações o tamanho da cabeça da raquete, a espessura da corda, peso e o padrão de cordas (se é 16x19 ou 18x20 e outros). O App ainda mede o Swing Weight da raquete, que é o quanto a raquete "parece" pesada durante a batida. Este numero permite observar se a raquete é fácil de manusear ou não.

Para que não tem aparelhos com sistema IOS também existe um aplicativo semelhante para Android, que é o Freqmess (R$ 2,72). Porém não muito utilizado por motivo da instabilidade dos resultados, ou seja, não tem precisão igual ao racquettune.

Fica ai a dica para nuca mais errar nas cordas!
Compartilhar

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente à vontade e deixe também sua dica, ela será muito útil!